No último dia 11, a procuradora Rosa Egídia Crispino Calheiros Lopes foi empossada no cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Pará – TCE. Os atos solenes foram conduzidos pelo cons. Luis Cunha, presidente do TCE-PA no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia.

Com a presença de familiares da procuradora, autoridades e servidores de diversas instituições públicas e de classe, a posse de Rosa Egídia obedeceu rigorosamente aos trâmites constitucionais para o preenchimento da vaga destinada a um membro do Ministério Público de Contas do Estado do Pará.

A procuradora-chefe do Ministério Público de Contas dos Municípios (MPCM-PA), Elizabeth Salame, prestigiou o evento, junto com o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-PA), Cezar Colares, o Conselheiro Antônio José Guimarães, e os Conselheiros Substitutos Adriana Oliveira, Alexandre Cunha e Sérgio Dantas.

Sobre a nova Conselheira do TCE

Servidora daquele órgão há 21 anos, a nova conselheira compôs a lista tríplice enviada pelo TCE ao governador Simão Jatene. Escolhida, a procuradora Rosa Egídia passou por arguição na Assembleia Legislativa, sendo aprovada unanimemente. Em 04.02 foi nomeada no cargo de conselheiro pelo governador, com a publicação do ato no Diário Oficial do Estado desse dia. E ontem, culminando o processo, tomou posse. Desse modo, como estabelece a CF/88, o plenário do TCE-PA terá a partir das próximas sessões sete conselheiros, incluindo os dois cujas vagas são exclusivas às carreiras de auditor do TCE e procurador do MPCE.

Autoridades prestigiam posse de nova Conselheira do TCE-PA