WhatsApp Image 2019-07-01 at 13.22.43As procuradoras do MPCM-PA, Elisabeth Salame da Silva, Maria Inez Gueiros e Maria Regina Cunha participaram do 9º Fórum do Tribunal de Contas do Estado do Pará e Jurisdicionados “Governança e Sustentabilidade” realizado nos dias 18 e 19 de junho no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, Hangar. O evento, que ocorre a cada dois anos, sendo o público-alvo as unidades gestoras estaduais, contou com diversas palestras e oficinas integrando as temáticas de sustentabilidade e a Gestão Pública. Os servidores do MPCM-PA também estiveram presentes no Fórum.
No dia 18, houve a palestra magna proferida pelo Governador Helder Barbalho “Plano Plurianual alinhado aos objetivos do Desenvolvimento Sustentável”. As demais palestras foram as seguintes: “Conferência-Agenda 2030-Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: o que muda para o controle e gestão pública” , ministrada por Ieda Lazareviciute, “O pensar e agir sustentável-ressignificando a gestão e controle público” por Rossando Klinjey, Talk-Show “Compras Públicas Sustentáveis” apresentado por Priscila Castro, Painel “Finanças e Sustentabilidade: Governança Intergeracional” , proferido pelo Ministro Substituto Weder Oliveira (TCU), “Dimensão Econômico-fiscal das Políticas Públicas-Instrumentos avançados de controle externo”, ministrado pelo Conselheiro Substituto Marcos Nóbrega (TCE-PA). No dia 19, a programação continuou com: Case- “Aplicação de nova metodologia para análise das contas de governo do Estado do Paraná: correlação dos ODS com os instrumentos de planejamento”, apresentado pelo Conselheiro Fernando Melo (TCE-PR), “Apresentação do processo de implantação das ODS em Barcarena e respectivos resultados para a qualidade de vida no município” pela Psicóloga Patrícia Miranda Menezes. “Apresentação dos relatos sobre o Plano Plurianual de Educação e os avanços dos indicadores da educação no Estado do Piauí”, ministrado por Sicília Borges. Outros destaques foram: “Conferência, Inovação e sustentabilidade na administração pública e educação de qualidade (ODS) e o desenvolvimento social” proferido por Cristovam Buarque, Talk show: “As políticas públicas sociais e o desenvolvimento sustentável: perspectivas da educação e desigualdade social (ODS4 E ODS10).
“moderado por Renata Ferreira e debatido pelo Conselheiro Cezar Miola (TCE-RS) e Alisson Alencar (MPC-MT), Painel “O ambiente, o gestor público e o controle-como integrar? O meio ambiente e a vida nas cidades, o desenvolvimento e sua relação com bem-estar para a geração presente e futura “, por Terence Donrnells Trennepohi, “Governança ambiental” por Denise Schmittd e encerrando com Victor Sales Pinheiro “Tendências, inovações e mudanças na gestão pública e no controle aprendendo com o passado e firmando diretrizes para o futuro”.

MPCM-PA PARTICIPA DO 9º FÓRUM TCE-PA & JURISDICIONADOS