Na segunda-feira (11), em Foz do Iguaçu-PR, ocorreu o IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, um dos maiores eventos do país sobre controle público e transparência. Representando o Ministério Público de Contas dos Municípios do Estado do Pará (MPCM-PA), os procuradores Regina Cunha, Erika Vasconcellos e Marcelo Barros, além de servidores, estiveram entre os mais de 2 mil participantes.
Promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) em parceria com diversas instituições, o encontro ofereceu uma programação diversificada, com 80 atividades e 84 palestrantes. O evento propõe debates essenciais sobre temas como inovação no controle público, transparência e o fortalecimento dos órgãos de controle.
A abertura foi marcada pela palestra do jurista Juarez Freitas, que abordou “Reflexos da Inteligência Artificial na Dinâmica dos Tribunais”. Ao longo do evento, outros painéis discutiram temas relevantes, como o uso de inteligência artificial nos Tribunais de Contas, segurança pública, auditorias para a efetividade do SUS, políticas educacionais e compras públicas.
O Encontro Nacional dos Tribunais de Contas finalizou no dia 14 de novembro. Acompanhe a cobertura completa no portal do TCM-PA.