Menu fechado

OUTUBRO ROSA – MÊS DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA.

Informar, conscientizar e prevenir é um dos principais objetivos da campanha Outubro Rosa, criada na década de 90, quando o símbolo de prevenção ao câncer de mama, o laço rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure durante a primeira Corrida pela Cura, realizada nos Estados Unidos. No Brasil, o primeiro sinal do movimento aconteceu em outubro de 2002 quando o monumento Obelisco de Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado de rosa, e, desde então o movimento ganhou força como uma forma de chamar a atenção para a saúde da mulher.

O câncer de mama é o mais comum entre mulheres em todo o mundo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 73.610 novos casos de câncer de mama estão estimados para o ano de 2023, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.

Sinais que toda mulher deve dar atenção:
Alterações na pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa pelo mamilo, vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas ou pescoço, inchaço da mama e dor local.

Como prevenir o câncer de mama:
A prevenção e a detecção precoce do câncer de mama são essenciais para reduzir o índice de mortalidade da doença: evitar o consumo excessivo de álcool, não fumar, praticar atividades físicas e ter uma alimentação saudável. Essas ações diminuem significativamente as chances de uma pessoa desenvolver câncer de mama.

Além disso, toda mulher deve se consultar com um especialista, anualmente, a partir dos 40 anos, e fazer a mamografia, todo ano. É importante destacar que o autoexame, junto a exames periódicos, pode salvar vidas.

Pular para o conteúdo