MPCM-PA PARTICIPA DO III CONGRESSO INTERNACIONAL DOS TRIBUNAIS DE CONTAS EM FORTALEZA.

Para levantar ideias sobre os desafios da governança, das responsabilidades fiscal e social e da sustentabilidade na era digital, os subprocuradores Erika Vasconcellos e Marcelo Barros representaram o MPCM-PA no III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (III CITC),em Fortaleza-CE.

As atividades realizadas abordaram temas que estão estabelecidos no dia a dia dos tribunais e algumas novidades, como o uso de inteligência artificial para otimizar em escala as funções constitucionais das Cortes de Contas.

Nesta sexta-feira (01), a Carta de Fortaleza foi lançada contemplando 31 temas como inovação, governança, transparência, uso de inteligência artificial para potencializar as ações de controle e busca pelo consensualismo são alguns deles que encerrou o congresso. A Carta de Fortaleza é assinada pelos presidentes do Instituto Rui Barbosa (IRB); do Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE); da Associação dos membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon); da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom); do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC); e da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos (Audicon).

O III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC) ocorreu entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Foram quatro dias de programação, 57 atividades, 102 palestrantes e 1,5 mil inscritos.